Trajetória do novo presidente acompanha crescimento da entidade

 

AcicoO mais antigo diretor da Acico em exercício contínuo no cargo, o atual presidente José Paschoal da Silva está há 18 anos a serviço da entidade. Sua ascensão à presidência é um processo natural, depois do longo período dedicado à Associação e comprometido com um cargo que exige competência e credibilidade: o de diretor financeiro.

Nos mandatos de que participou sempre na tesouraria, seu trabalho foi decisivo para a reestruturação da Acico. Dos 46 anos da instituição, completados em janeiro, as últimas duas décadas são uma referência na trajetória da instituição, um período de retomada e de crescimento contínuo e exponencial.

Até então desestruturada e financeiramente limitada, a Acico tornou-se uma instituição fortalecida e reconhecida por sua importância em todo o município, destacando-se regionalmente.

Se éramos 20, hoje somos 520

Os fatos que marcaram positivamente a entidade evidenciam que a trajetória do diretor José Paschoal da Silva na Associação, acompanha a evolução da própria entidade. “Começamos com uma Acico muito pequena, relegada a uma gaveta. Passo a passo, fomos recuperando a Associação Comercial. Se na época tínhamos em torno de 20 associados, hoje temos mais de 520”, comenta. “Nesses anos todos, um dos acontecimentos que merecem destaque foi quando saímos de uma pequena sala para ocupar o prédio da Rua São Paulo. A partir dali, nos vimos fortes e fomos vistos como uma entidade forte. O prédio mais amplo permitiu criar novos serviços, aumentar as parcerias e tudo isso alavancou significativamente o quadro de associados”.

A concretização desse crescimento, avalia Paschoal, foi simbolizado pela inauguração da sede própria, em 2014.

Investimentos vão aumentar autonomia da Associação

Agora à frente da Acico, ele afirma que continuará o trabalho iniciado na gestão 2016-2018, comandada por José Luís Viola. A proposta é implementar serviços e inaugurar o auditório da entidade, previsto para os próximos meses. “Quero dar continuidade aos projetos iniciados pelos antecessores, aos quais sou muito grato: ao Mário Duarte, que deu o pontapé inicial na reestruturação da Acico, ao Orlando Caleffi Júnior, ao Silverton Corrêa e ao José Luís Viola. Também agradeço muito aos diretores e conselheiros que se dedicaram à Acico, assim como aos funcionários e assessoras. Meu agradecimento maior, porém, é para os associados, pela confiança no nosso trabalho nesses 18 anos”, fala. “Peço a Deus saúde e sabedoria para alcançarmos as soluções necessárias, sempre em conjunto com a equipe. Temos planos de inaugurar o auditório em breve e de fazer um novo e importante investimento no patrimônio da entidade, com benefícios para o associado”.

Com quase 40 anos de experiência administrativa e financeira em diversas esferas – o atual presidente já atuou na administração bancária, industrial, pública e do terceiro setor – José Paschoal da Silva comenta que a Acico avalia a construção de uma sede social para associados. Ainda em fase de estudo, o projeto também seria um gerador de receitas, por meio da locação dos ambientes construídos. “Além da consolidação do patrimônio, é uma garantia real de receita, que daria independência e segurança para o futuro da Associação Comercial”.